segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

FLAMBAGEM: PROBLEMA GRAVE

Durante a montagem do modelo um grande problema surgiu com os cabos de comando, ligados ao balancim: a flambagem dos cabos, que estavam soltos nas nervuras e por serem muito finos, a resposta ao comando ficou prejudicada.
Foi necessário abrir um rasgo na asa e cortar as pontas dos cabos do comando, na ponta da asa para ter acesso aos mesmo e revesti-los com um push-road e fixar cada seção do tubo em cada nervura. Outro rasgo foi realizado na fuselagem, para verificar o acesso ao balancim, porém a planta foi modificada e o acesso ficou impossibilitado.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

TRIBUTE TO PAOLO SEVERIN

I have the honor to post a picture of paolo Severin,a great artist and a great craftsman, a great andcaring person who had the pleasure to correspondby email and receive permission to use the plantFI-156 model airplane, model which is undermounting on a smaller scale. The site is home tobeautiful http://www.paoloseverin.it/ assembliesand details of their great models, it is interesting tovisit and stay in love with unconventional designs.

Eu tenho a honra de postar uma foto de paolo Severin, um grande artista que além de um ótimo artesão, uma grande e atenciosa pessoa que tive o prazer de me corresponder por email e receber permissão para utilizar a planta do aeromodelo FI-156, modelo que está em fase de montagem em escala menor. O site  http://www.paoloseverin.it/ abriga belas montagens e detalhes de seus  grandes modelos, é interessante visitar o site e ficar apaixonado pelos modelos não convencionais.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

FI-156 FIESELER 3 VIEW

O site sugerido para desenhos em 3 vistas e outros detalhes é http://www.airwar.ru/
Há uma versão em inglês do site.
Outros sites interessantes são:http://www.steehouwer.com/  e  http://www.airliners.net/  porém há uma política muito exigente quanto a utilização de fotos dos mesmos.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

AEROMODELO POPPI, HAWK 40 MZ, CLASSIC E CLASSIC 2


O modelo VCC Hawk40MZ surgiu a partir de alterações do modelo Poppi ST 51, a mais significativa foi o novo
desenho da carenagem do motor e a instalação do terceiro cabo, responsável pela aceleração do motor.
Após a inspeção final do modelo um sério problema surgiu, a flambagem dos arames de aço entre o balancim até a ponta da asa, isso ao fato das
nervuras serem vazadas e os cabos ficarem sem apoio. O modelo está em reforma.
POPPI ST 51 PLANS

HAWK 40 MZ
O site http://discovery-aeromodels.com/en/andrey-yatsenko-classic2-model.html apresenta um modelo muito parecido, trata-se do Classic 2 e 
o Classic, ambos os modelos são VCC acrobáticos de alta performace, porém sem o terceiro cabo, mas todos com o sistema de flaperon.
Vale uma visita ao site para ver a linda montagem e acabamento esmerado de Yuriy Yatsenko e de Andrey Yatsenko.

The VCC model Hawk40MZ emerged from model changes Poppi ST 51, the most significant was the new
fairing of the engine design and installation of the third cable, responsible for the acceleration of the engine.
After final inspection of the model is a serious problem arose, the buckling of the steel wires from the rocker to tip of wing, the fact that the
ribs are hollow and the cables run out of support. The model is being renovated.


Http://discovery-aeromodels.com/en/andrey-yatsenko-classic2-model.html The site presents a model very similar, it is the Classic and 2
Classic, both models are high performance acrobatic VCC, but not the third out, but all with the system flaperon.
Worth a visit to the site to see the beautiful finish of the assembly and Yuriy Yatsenko and Andrey Yatsenko.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

OLIMPIA VCC E CMTE.MARGONAR

Apresento o Olímpia VCC e seu proprietário, Comandante margonar.
Belo trabalho de acabamento, e diga-se de passagem de montagem.


Na primeira foto Comandante Alexandre margonar em visita ao museu Asas de um Sonho, em São Carlos - SP (rodovia São carlos-Ribeirão preto, a 15 Km de São carlos).
O funcionamento do Museu da Tam é de quarta a domingo, das 10h às 16h e as entradas são permitidas até as 15h e os preços são: R$ 25 adultos, crianças de sete a 12 anos e maiores de 60 anos pagam R$12,50; crianças até seis anos não pagam.
fonte site: http://www.museutam.com.br/



ARTISTAS, MALUCOS E INCOMPREENDIDOS

A alguns anos acompanhei um momento de uma pintura única, linda e exuberante!
Uma mesa com traços infantis, com brincadeiras de roda, pipas, carrinhos de madeira, resgatando as brincadeiras de criança que não dependiam de tecnologia, energia elétrica e mouses e complexas placas de vídeo, era ser criança com prazer de inventar e interagir com outras crianças, era viver mais livre, era ser criança  sem estar confinada de trás de cercas eletricas e alarmes, sendo vigiadas por câmeras de segurança.

Esse trabalho foi posto no lixo, sabe deus qual motivo (talvez pelo título que dita esse texto...).
Artista: Sergio Zimerer

ELETRONICA, ANTIGA PAIXÃO

Em meados dos anos 80 haviam várias edições de revistas de montagens eletrônicas, como B-A-Bá da eletônica, nova eletronica, divirta-se com a eletrônica e o bairro da Santa Ifigênia era o ápice para os amantes da eletrônica, um verdadeiro paraiso para compras de peças e acessórios eletronicos gastando muito pouco. Uma das lojas que faziam brilhar os olhos era a OP-TEK que vendia peças 'usadas' além de peças moscas-branca, assim chamadas porque não eram encontradas em qualquer loja de eletronica. Placas de circuito impressos, leds, transistores, circuitos eletronicos, era tudo muito apaixonante.
Escolher o que montar era uma grande dúvida pois haviam circuitos das mais variadas utilidades e 'desutilidades', montar circuitos somente por hobby, diversão e aprendizado. Assim aprendi muito, com publicações e abrindo aparelhos e pesquisando, estudando e perguntando muito, não havia internet.
Passei muitos anos me aprimorando em circuitos eletronicos até chegar ao momento de desenvolver, projetar e montar circuitos a partir de idéias, era uma maneira de trabalhar com muito prazer, algo bitolante, algo NERD mas que trazia muita satisfação.



A tecnologia mudou, aprimorou-se e a gente cresce e deixa para trás algo que poderia ser um grande trunfo no futuro, a gente envelheçe e a rotina nos absorve... o triste fim de Policarpo Quaresma!

AEROPORTO DE BOTUCATU-SP- PIPER SENECA

Apesar de pouco movimento é interessante o fluxo de algumas aeronaves, dentre elas o Piper Seneca, muito comum por aqui. É uma bela e confortável aeronave e muito elogiada por seus pilotos.

SCRATCHBUILT AIRPLANES

O tempo pode estar a seu favor  portanto 'documente' o que foi feito. Um antigo projeto de montar aeromodelos decorativos em resina e a técnica utilizada para elaborar os moldes era em balsa, massa para madeira e resina acrílica, além do acetato, gesso tipo3, cola epoxi arames e tubos de aço. A escala escolhida foi de 1/48 e os modelos estavam sendo desenhados com detalhes que diferenciavam os modelos estáticos convencionais.
O tempo ficou curto e o que restou foram fotos e recordações...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ESPOSA DE AEROMODELISTA

Pesquisei alguns tópicos hoje sobre o assunto e o que encontrei foi o apelido de mulheres de aeromodelistas: DAC - Departamento de Aviação Civil, gerencia a aviação brasileira.
O DAC decide Se, Quando, Onde e Por Quanto Tempo você vai voar...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ALAVANCA DO FLAP E AILERON EM RESINA

A sequencia de montagem para confecção de peças em resina acrílica não é a única e nem tão pouco a melhor mas é a maneira usual com que fabrico pequenas peças para meus aeromodelos.
A sequencia de fotos obedece uma numeração do processo:



  1. modelo das peças recortadas em balsa 1/8"
  2. peças lixadas e seladas
  3. peças coladas com cola cianoacrílico em uma superfície lisa
  4. peças alinhadas e prontas
  5. 'desmoldante' com cera automotiva, passada com cotonete
  6. gesso odontológico 'tipo pedra'
  7. preenchimento com gesso diluido na água (sempre o gesso na água e depois dar batidas firmes e rápidas no pote para sair bolhas de ar)
  8. peças desmoldadas
  9. gesso seco e passado o desmoldante com cera, pode ser silicone líquida para painéis de carro
  10. resina acrílica, odontológica: prefira o polimero sólido transparente, consegui somente o cor de rosa
  11. preenchimento do molde em gesso com resina (2,5 partes do sólido para uma do líquido)
  12. peças removidas do molde e sem acabamento, a resina seca muito rápido porém ela aceita reparos com a mesma resina
  13. peças prontas, utilizei uma dremel com lixa para remover rebarbas, depois limei algumas partes e depois utilizei lixa d'agua 400 e 600 para dar acabamento.
Molde pronto, em borracha de silicone. A recomendação ao preencher com borracha de silicone é passar a mesma nas peças com um pincel para que não ocorram falhas durante o processo de cura da borracha de silicone, após feito isso dar uma batidas firmes e secas no recipiente para eliminar possíveis bolhas de ar.
Abaixo segue a foto de peças removidas do molde.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

AEROMODELISMO E RESINAS

Estarei editando essa postagens com fotos e detalhes, passo a passo, de elaboração e confecção de peças em resina. O primeiro momento fica por conta das hastes de comando do Fieseler Storch, recortadas em balsa 1/8", devidamente seladas, lixadas e prontas para servirem de base para o pré-molde em gesso tipo pedra.
Após essa etapa, foi preenchido com resina odontológica, acrílica que tem a vantagem de ser muito resistente, um pouco flexível e de cura rápida, aceitando um ótimo acabamento com limas e lixa d'agua 400 para tornarem peças matrizes para o molde de borracha de silicone.

CESSNA PERFILADO

Próxima montagem: Cessna VCC perfilado, um dos grandes clássicos dos anos 80, prestes a ser iniciada a montagem mas desta vez em forma de kit, a 'façanha' fica por conta do grande Margonar.
Para começar o projeto calculei as medidas da planta conforme a escala e o quanto tem que ser ampliada. A envergadura total ficou em 1,26metros.
Calculei aproximadamente a quantidade de balsa a ser utilizada, compro sempre na Tevel que tem um preço e atendimento diferenciado, o valor fica aproximadamente em R$ 90,00 com o frete.
Acrescentando o preço do ploter mais colas CA e cola epoxi, uns 30 reais. O restante fica pelo tempo que voce vai ter que disponibilizar.

vôo Seneca 3 Pedras.wmv

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

HAWKER TEMPEST R/C


Novamente vou postar mais umas fotos do Tempest, com primer de fundo. O canopy será moldado em balsa e depois irei fabricar o definitivo em vacum-form; o trem de pouso ainda está com a haste provisória, pois o retrátil necessita de alguns ajustes na asa e a bequilha está em fase de construção.