quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PINTURA DE AEROMODELOS


















domingo, 11 de agosto de 2013

MODEL PLANE -FINISH

Vou descrever a técnica de acabamento que utilizo a muitos anos para aeromodelos a combustão.
Muitos são adeptos pelo revestimento com filmes termo-adesivos pois são fáceis de aplicar, não produzem cheiro, poeira e a aplicação é rápida, se comparado com o método tradicional.
Após a madeira lixada e o modelo devidamente pronto, aplico massa de correção para madeira, somente em emendas de chapas ou outras irregularidades; para amassados eu realizo o lixamento no local e, dependendo do tamanho eu colo um pedaço de balsa e lixo até obter o contorno.
Nesse modelo eu utilizei ao invés da massa de correção para madeira, massa de poliéster de baixa densidade, achei muito boa e mais leve - fácil de lixar e adere bem a madeira.
Feito a primeira parte então aplico selador para madeira, de boa qualidade e com a maior proporção de thinner conforme descrito pelo fabricante, assim ele penetra melhor na madeira.
Após a secagem eu aplico outra demão de selador para madeira mas dessa vez com menos solvente e após a secagem, uma boa lixada com lixa 320 e a última demão com selador para madeira na mistura da última aplicação, todas realizadas com pincel de cerdas macias e finas.
Depois de bem seco e lixado realizo a aplicação do primer. Geralmente eu aplico 3 camadas de primer realizando o lixamento entre elas com lixa seca 320.
Modelo após primer lixado
O importante de lixar o primer, creio eu, é a cobertura de pequenos poros e veios da madeira, não cobertos pelo selador e a redução drástica de peso: O modelo da foto, antes de lixar estava pesando 740 gramas sem as superfícies de comando (ailerons e profundores e sem o canopy) e após lixado o ficou em 660 gramas.

 Modelo com última camada de primer
Agora realizo o lixamento com lixa d'agua 800 para deixar a superfície bem acabada para não ter surpresas com o mascaramento.
O modelo está pronto para receber a tinta.
As quatro cores básicas que compõe o modelo são: cinza (poliester), verde-oliva (duco), branco e vermelho, também em duco. A numeração da série na deriva é em amarelo, provavelmente irei aplicar decalque.
 Desenhei as insígnias no Catia V5 e depois transferi para o Corel Draw (  um programa rasoável e freeware é Inkscape que simula bem o Corel) e fiz orçamentos para plotagem e o resultado não foi nada bom, muito caro! resolvi então realizar alguns testes:
Fiz um recorte geométrico em uma folha de etiqueta A4 e apliquei uma tinta spray comum e o mascaramento ficou muito bom, agora só imprimir na folha de etiqueta e cortar cuidadosamente com estilete.