Vou mudar o foco das postagens, que tal uma deliciosa e prática receita de esfiha? A algum tempo já havia feito essa receita porém dois detalhes foram omitidos, o que resultou em um final terrível: muito fermento na massa e após fechadas as esfihas foram postas na forma com as ‘emendas’ para o lado de cima.
Fiz uma adaptação a receita sugerida pelo site http://www.homemnacozinha.com/esfiha-fechada/
Os ingredientes:
Massa
- 1 colher de chá de sal
- ½ Kg de farinha de trigo
- 1 colher de sopa (bem cheia) de açúcar
- ½ xícara de chá de óleo de soja
- ½ pacote de fermento biológico fleischmann
- ½ xícara de leite integral morno
Recheio:
- 300 gramas de carne moída
- 1 tomate grande, sem sementes e sem casca
- 1 cebola bem grande
- 1 limão (suco)
- sal a gosto
- cheiro verde a gosto
Preparo:
Colocar a farinha em uma vasilha e misturar o açúcar, sal e fermento. Colocar um ovo e o óleo, completar uma xícara de leite morno com água morna e juntar a receita.
Misturar a massa até que a mesma fique macia e desgrude da mão.
O recheio pode variar, fiz algumas com queijo mussarela e ficaram ótimas. A carne foi refogada com alho e sal somente para mudar de cor (susto), depois misturei a mesma com o tomate e cebola picados e cheiro verde. Adicionei mais sal e deixei esfriar. Enquanto isso recobri a massa com plast-pac (estava um dia frio) e aguardei um tempo para a massa crescer (não cresceu muito) e esperei meia hora para ela dobrar de tamanho (não dobrou). Abri a massa com rolo e polvilhei farinha de trigo, coloquei o recheio e o segredo mor: Fechei-as bem e deixei o lado fechado para baixo, na forma untada com margarina e farinha de trigo.
O resultado foi ótimo, demorou aproximadamente 30 minutos no formo médio e a quantidade foi boa, umas 35 esfihas. Creio que esse valor seria maior se estivesse dia quente, enfim, o sabor e a massa macia valeu um brinde com uma cerveja bem gelada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário