Um dos problemas do modelismo RC escala é a motorização, pois modelos escala tem
Maior peso, visto a necessidade de detalhes e muitas vezes pelo próprio método de construção, além, é claro, que ninguém quer lenhar um modelo que leva meses de construção.
Uma dica para os amantes dessa categoria são os biplanos ou mesmo os aviões de asa alta, entelados com filmes termo-encolhiveis, os famosos Monokotes e similares.
Quanto a motores, os biplanos tem boa performace e uma baixa velocidade de stoll. Lembro de um modelo que construí através de uma planta da Aerobras, um Sopwith Camel. O modelo estava motorizado com um CB .25 e comandos no leme, profundor e motor. Apesar dessa simples configuração o modelo voava muito bem.A construção da fuselagem é treliçada, assim como o estabilizador horizontal e a carenagem do motor, moldada em fibra de vidro com resina de poliéster. Uma dica para a fabricação de carenagens de motores com seção arredondada é utilizar gesso, sim, GESSO para fabricar o molde: primeiro montamos um protótipo com papel cartão e centralizamos um eixo firme próximo de ¼”; depois preenchemos com gesso comum e após seco é só colocar o eixo em uma furadeira e tornear o gesso com um punção qualquer. Feito isso deixa secar por uns dois dias, daí passamos várias camadas de cera comum substituindo o álcool desmoldante. Aplica-se várias camadas de fibra de vidro e resina de poliéster, deixa secar e bingo! Está feito o molde. O trabalho é um pouco grande mas esse método econômico tem um resultado bem satisfatório
Maior peso, visto a necessidade de detalhes e muitas vezes pelo próprio método de construção, além, é claro, que ninguém quer lenhar um modelo que leva meses de construção.
Uma dica para os amantes dessa categoria são os biplanos ou mesmo os aviões de asa alta, entelados com filmes termo-encolhiveis, os famosos Monokotes e similares.
Quanto a motores, os biplanos tem boa performace e uma baixa velocidade de stoll. Lembro de um modelo que construí através de uma planta da Aerobras, um Sopwith Camel. O modelo estava motorizado com um CB .25 e comandos no leme, profundor e motor. Apesar dessa simples configuração o modelo voava muito bem.A construção da fuselagem é treliçada, assim como o estabilizador horizontal e a carenagem do motor, moldada em fibra de vidro com resina de poliéster. Uma dica para a fabricação de carenagens de motores com seção arredondada é utilizar gesso, sim, GESSO para fabricar o molde: primeiro montamos um protótipo com papel cartão e centralizamos um eixo firme próximo de ¼”; depois preenchemos com gesso comum e após seco é só colocar o eixo em uma furadeira e tornear o gesso com um punção qualquer. Feito isso deixa secar por uns dois dias, daí passamos várias camadas de cera comum substituindo o álcool desmoldante. Aplica-se várias camadas de fibra de vidro e resina de poliéster, deixa secar e bingo! Está feito o molde. O trabalho é um pouco grande mas esse método econômico tem um resultado bem satisfatório
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