sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PILOTO


Pretendo fabricar o modelo do piloto da RAF na escala do Hawker Tempest RC 1/7 escala.
Ele terá aproximadamente 22 cms considerando um piloto com estatura média, de 1,7 metros.
Vou procurar na net imagens de pilotos da RAF para absorver os detalhes (óculos, máscara, protetor auricular, etc) depois vou desenhar um gabarito do corpo humano nas vistas frente e lateral. Pensei em moldar em plastelina ou com a Super Sculpey, que tem um ótimo acabamento e manuseabilidade, ou talvez decida pelo meu amigo gesso pedra III.
Outro site que recomendo para os escalistas Warbirds é http://www.airwar.ru/
Primeiro para o Tempest...
depois para meu Stuka, ou Fiesler... não decidi.














BEQUILHA RETRÁTIL


Uma bequilha retrátil será necessária para melhorar a penetração no ar do Hawker Tempest e para contemplar a fidelidade da escala.

Como regra, sempre, fotos e consultas para referenciar na construção. No caso do Hawker Tempest não cansei de visitar o site http://www.hawkertempest.se/

CONSTRUÇÃO DO SPINNER DE 4"


Acredito que a construção do spinner para meu Hawker Tempest será um pouco trabalhosa.
Pretendo começar elaborando um gabarito em papel cartão em tamanho natural para que eu possa usar de referencia quando tornear um bloco de gesso pedra. Adoro esse material, ele é rápido, resistente e não esfarela como o gesso branco. Vou diluir um pouco de pigmento para tinta latex na agua quando for preparar o gesso. Um eixo de 5/16" será ideal para prende-lo ao torno, que será minha furadeira adaptada em uma bancada e com um dimmer que eu mesmo construi, caso queiram o projeto envio com o maior prazer.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

FW56 STOSSER







A idéia de montar um FW56 surgiu da vontade de um modelo inconvencional. Estava cansado de ver sempre os mesmos modelos apesar de minha grande admiração por warbirds mas algo novo no ar sempre é bemvindo. O modelo está encostado e assim que o Tempest ficar pronto vou finalizar o Stosser. A montagem até o momento foi nível 7 ficando a maior queima de neuronios na elaboração e montagem da asa que tem um desenho bem particular.
Sobre níveis de dificuldade sempre atribuo um 9 para raiz da asa e carenagens de motor que tomam tempo e necessitam de um projeto bem elaborado para não ter surpresas desagradáveis.



domingo, 8 de novembro de 2009

HAWKER TEMPEST - ESCAPAMENTO DO MOTOR







O processo valeu a pena apesar do trabalho. Note que a saída de gases do motor foi fabricada tendo o cuidado com o peso final e o cuidado da peça ser tubular. Ainda restam mais 8 peças a serem fabricadas, sendo 6 de cada lado da fuselagem.


CAIXA PARA RECEBER A BORRACHA DE SILICONE. O DETALHE INTERESSANTE É QUE EU HAVIA GUARDADO ESSE MATERIAL ( A BORRACHA E CATALIZADOR) POR UNS 3 ANOS E APÓS A CURA O MATERIAL CONTINUA BOM. A VALIDADE É BEM MENOR!


A peça matriz, ou contra-molde definitivo pronto para o processo da fabricação do molde.






Após o gesso bem seco, em torno de 2 horas em um dia com pouca umidade no ar e muito calor, cobri a peça com plast pack e pressionei novamente a matriz. Note que coloquei 3 quias feitos com pinos de rebites para o perfeito alinhamento entre as duas peças. Envolvi então o pote com uma fita de acetato para preencher com a outra camada de gesso. Em todas etapas utilizei silicone para brilho de painéis de carro como desmoldante;

Para fabricar os escapamentos do motor do Hawker Tempest, primeiro procurei fotos para me basear nos detalhes, para esse modelo visitei inúmeras vezes o site oficial do Hawker Tempest.
Em seguida esculpi em balsa um dos canos de saida do motor. Após devidamente esculpido e lixado dei dois banhos de selador sem thinner, depois lixei com lixa d'agua 400.

Feito as duas partes em gesso, preenchi com resina acrílica odontologica para fazer a peça referencia: