segunda-feira, 27 de junho de 2011

ACOMPANHAMENTO CONTRUÇÃO AERO VCC

Decidido: novo protótipo com prazo de construção em 40 dias.
Algumas modificações necessárias para o novo protótipo:
1 - janela de inspeção para acesso ao balancin e janela de inspeção para acesso a alavanca do profundor e contra-peso;
2 - alteração na envergadura para acomodar motores.35 a 45 glow;
3 - canopy esculpido em balsa;
4 - duto para o terceiro cabo (acelerador);
5 - trem de pouso fixado na fuselagem;
6 - modificação no desenho da carenagem do motor.
START!
Iniciei a montagem do novo protótipo tendo como base o modelo Poppi, é uma variante do Hawk40 Mz.
As primeiras modificações estão por conta da fuselagem que tem um espaçamento interno um pouco maior, preparada para aceitar motores .46 e acomodação do tanque com mais folga. Os perfis laterais são de balsa 1/8" com reforços nos intra e extra-dorsos.
Uma nova janela de inspeção está desenhada para manutenção e colocação de lastro na cauda, abaixo do estabilidador horizontal, assim o acesso para a alvanca do profundo fica melhor.
No intra-dorso da fuselagem, abaixo da asa, decidi deixar com uma tampa removível para acessar tanto o balancim quanto o comando do flaperon, foi uma modificação pensando em uma asa fixa porém com possibilidades de ajustes posteriores.
O próximo passo é 'fechar' a fuselagem com todos os reforços necessários para fortalecer a estrutura.
A máquina de vacum-forme em breve estará pronta, assim o canopy terá a configuração da idéia inicial, transparente.
 Recorte das laterais da fuselagem

 detalhe do berço do motor e caverna de fogo
 O projeto prevê uma montagem típica, com laterias em chapa de balsa e cavernas em compensado e balsa dura. Esse tipo de montagem foi muito (e ainda é) utilizado pelos modelos da Casa Aerobrás, com montantes de motores feitos em perfis de madeira dura, isso possibilita melhor aproveitamento do espaço. Quanto ao recorte da asa é um ponto que merece muita atenção: o perfil central superior e inferior fica muito frágil até que sejam colados os reforços além do recorte ser ligeiramente um pouco menor que a asa para um encaixe perfeito, sem folgas.


 Janela de inspeção para acesso ao lastro de cauda (contra-peso) e acesso a alavanca do profundor para facilitar os ajustes
Hawk 40Mz em processo de lixamento. Resolvi parar a reforma, temporariamente pois a remoção da pintura está sendo 'terrível', utilizei lixas de várias granas (muitas) e por fim resolvi usar uma lixadeira elétrica, que não foi muito ineteressante pois fragilizou a asa e em alguns pontos acabou por danifica-la.
O melhor e mais rápido está sendo montar um novo modelo, em um curto espaço de tempo que disponho.
Dedico essa postagem ao grande Comandante Margonar, pela paciência, pela confiânça e pela amizade.

18/jul




 Para a curvatura da balsa (revestimento) sempre utilizo um método bem funcional: colo a balsa com cianoacrílico na estrutura e depois de bem seca, com uma esponja tipo scotch bright umidecida, vou molhando a balsa e curvando-a lentamente, até adquirir o formato. Quando a balsa tem uma densidade alta (dura) eu também aplico na parte interna. depois eu prendo-a com pregadores de roupa até que a balsa se seque, daí é só colar.


A estrutura já está firme, definida com a colagem das cavernas e do intra-dorso. Reforços laterais foram acrescentados a estrutura, mas com o cuidado de não acrescentar peso desnecessário.
Mais algumas fotos da montagem: detalhe do parafuso fixo internamente sob o estabilizador.
Outro detalhe é da caixa abaixo da asa (intradorso) na fuselagem, facilitando a manutenção e linkagem.






Um comentário:

  1. Grande Comandante Zimerer,

    Não faça promessa de gerente...

    40 dias já foi KKKKKKKKK

    ResponderExcluir