segunda-feira, 4 de abril de 2011

REFORMA EM AEROMODELO VCC/REMARKING



Erros em adaptações de projetos de aeromodelos são comuns, especialmente quando a categoria não é a que estamos acostumados.
Após considerações sobre o piloto/dono do Hawk 40MZ algumas modificações seriam necessárias:
A primeira diz respeito a flambagem dos cabos ligados ao balancim, uma mínima folga reflete em um momento nulo de comando, a saída foi abrir um rasgo no intradorso e conduzir os cabos pelas nervuras sem folgas e trocar o arame de comando do profundor e flaperon;

Outro detalhe foi abrir acessos ao balancim pois a asa é fixa. Para esse tipo de correção após colar com cianoacrílico, bem carregado de cola, eu lixo os pontos de junção da colagem com lixa 200 para madeira, assim o pó adere aos pequenos gaps, reforçando a colagem.

A asa esquerda foi reduzida com uma seção de 30mm, consideração grave pelo Alexandre (estou acostumado com modelos RC...). Aproveitei para abrir mais espaço para o contra-peso na ponta da asa.

Aumentei um anel de balsa dura de 1/8" no nariz para minimizar o espaço entre o spinner.
Aproveitando as modificações modelei o canopy com a fuselagem, arredondando e suavizando as linhas aerodinâmicas.

O espaço entre o flaperon e fuselagem foi aumentado, sem problemas para atrito entre os mesmo.
O proximo passo é finalizar o lixamento, algo muito chato e demorado pois foram várias camadas de produtos até chegar a madeira, começei com lixa 80 pois outras granas não deram resultados (100, 220, lixa d'agua e lixas de ferro).
Após o modelo ficar 'limpo' o mesmo passa por correção de sulcos e gaps com massa F-12 para madeira e depois uma camada de seladora para madeira bem diluído em Thinner.







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